top of page

  •  

SOBRE

O Grupo de Trabalho de Filosofia Francesa Contemporânea foi criado em abril de 2002. Desde então, vem congregando pesquisadores de todo o país e possibilitando a troca e a ampliação do desenvolvimento das pesquisas nessa área através do debate direto entre seus membros. Além de outras atividades, o GT faz pelo menos um grande encontro a cada ano: na ANPOF nos anos pares, e em diversas universidades brasileiras nos anos ímpares.

 

Em 2017, o VIII Encontro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea foi realizado na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos); em 2015, o VII Encontro ocorreu na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Os Encontros anteriores ocorreram na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), na UFPR (Universidade Federal do Paraná), na USJT (Universidade São Judas Tadeu) e na USP (Universidade de São Paulo).

 

Em suas três últimas edições os Encontros do GT de Filosofia Francesa Contemporânea têm se destacado devido à sua inserção internacional: a participação de  pesquisadores franceses nesses encontros tem possibilitado um intercâmbio bastante profícuo entre Brasil e França, e consequentemente um estreitamento das relações. Nesse sentido, além dessa troca através dos debates e dos já tradicionais estágios de alunos e professores em universidades francesas, temos tido várias contribuições de professores franceses em nossas revistas especializadas.

 

O GT de Filosofia Francesa Contemporânea conta com pesquisadores que investigam principalmente questões relativas à história da filosofia contemporânea, estética, ética e questões epistemológicas em diversos filósofos franceses contemporâneos, tais como Henri Bergson, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Paul Sartre, Gilles Deleuze, Paul Ricoeur, Albert Camus, Michel Foucault, Georges Canguilhem e Georges Bataille (para apenas citar alguns).

 

OBJETIVOS

  • Articular várias instituições e programa de pós-gradução;

  • Possibilitar a interlocução e o intercâmbio de pesquisadores;

  • Consolidar um campo de debate entre a filosofia e outras disciplinas;

  • Organizar a participação dos membros do GT na ANPOF;

  • Organizar eventos do GT;

  • Publicar livros que contemplem as atividades do grupo.

bottom of page